segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sobre as declarações de Caetano


Como disse Lula a respeito de Hugo Chavez, entendo, mas não concordo com as declarações de Caetano sobre Lula (reprodução abaixo).

Fico muito a vontade para comentar porque sou fã dos dois. Considero Caetano um dos artistas mais brilhantes, senão o mais brilhante, do século XX.

E desde os meus 17 anos voto repetidamente em Lula, para mim um gênio do carisma e das relações humanas. Sempre votei em Lula esperando exatamente essa performance em termos de resultado de governo, embora torcesse por um Lula mais rebelde, que talvez não desse certo. É pena que o Brasil não o elegeu antes, e de 1989 pra cá a nossa situação social e ambiental tenha se agravado tanto.

Penso que a história de vida de Caetano infelizmente lhe tenha feito esperar que o Brasil fosse visto como grandioso nas nãos de um professor, de um sociólogo. Que seria preciso uma pessoa de berço, mas ao mesmo tempo sensível, para fazer o Brasil acontecer. Lula tá longe disso, mas deu muito mais certo do que essa alternativa.

O que deve incomodar (e muito) a uma mente sutil e inovadora como a de Caetano não é (óbvio) a escolaridade de Lula, mas o seu raciocínio sequencial e simplista, de feijão com arroz, de torcedor de futebol. Mas um político de eficiência ímpar.

Já era tempo de Caetano perceber que é possível conciliar as duas coisas. E que nesta década precisávamos muito de um líder como Lula.

Mas concordo com Caetano que 2010 é a vez de Marina!

http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=40687&mdl=49

Redação CORREIO

Como sempre faz nas entrevistas, o cantor e compositor baiano Caetano Veloso não teve meias-palavras e soltou o verbo. Desta vez, falando para o jornal O Estado de S. Paulo, ele fez declarações polêmicas relacionadas ao presidente Lula, a quem chamou de analfabeto, cafona e grosseiro.

O santo- amarense, que toca na capital paulista hoje (6), amanhã (7) e domingo (8), afirmou que votará na ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nas próximas eleições presidenciais. “Pode botar aí. Não posso deixar de votar nela. É por demais forte, simbolicamente, para eu não me abalar. Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo”, afirmou. E foi além: “Ela (Marina) é meio preta, é uma cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula que não sabe falar, é cafona falando e grosseiro. Ela fala bem”.

Caetano também comentou sobre a situação atual do país, citando uma matéria publicada no jornal americano The NewYork Times. “Sempre achei que o Brasil é um país com destino de grandeza e uma originalidade fatal”, disse. O cantor e compositor também revelou que não temccelular e que se considera parcimonioso com relação à tecnologia, mas que gosta muito de trocar mensagens em e-mails.

(Notícia publicada na edição impressa do dia 06/11/2009 do CORREIO)

Nenhum comentário: